quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Janela 10/40


O que é a Janela 10/40
JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.
Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.
Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.
Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10/40.
Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:
- O significado Bíblico e histórico
- O domínio do islamismo, do hinduismo e do budismo
- A pobreza acentuada
- A diversidade de línguas e culturas
- A concentração de seitas diabólicas


Países que formam a Janela 10/40
ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES
Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.
ÁFRICA – 12 PAÍSES
Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.
ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.
EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.
EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.
Nem todos os crentes sabem que no mundo ainda há povos completamente ignorantes da existência de Jesus Cristo e seu plano redentor. Poucos se importam em saber que hoje no oriente há cristãos presos e sendo torturados por causa de sua fé. Quantos têm um programa intensivo de oração pelos povos não alcançados pelo evangelho? Saber que há povos cometendo suicídios e guerras, por falta de esperança ou fanatismo, não é um assunto que interessa a todos os cristãos.
Os cristãos no mundo estão direcionando apenas 1,2% do seu fundo missionário e de seus missionários estrangeiros para bilhões de pessoas que vivem no mundo evangelizado.
No mundo ainda há dezenas de país com suas portas total ou parcialmente fechadas à entrada de missionários.
Há 28 países muçulmanos (sem incluir seis da antiga união soviética), 7 nações budistas, 3 Marxistas e 2 países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados.


Porque evangelizar os povos da Janela 10/40
- Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 total do planeta e representa 2/3 da população do mundo. São cerca de 3,2 bilhões de - pessoas em 61 países.
- Porque ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduismo.
- Porque de cada 10 pobres na terra, 8 estão nessa região.
- Porque dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão nessa área.
- Porque as maiores Capitais do mundo estão nessa região.
De acordo com os missiólogos, há diversidades no número de povos não alcançados pelo evangelho hoje. Para Ralph Winter, há 17 mil povos não alcançados e 12 mil línguas. David Barrete declara que são 11 mil o número total de povos não alcançados. Bob Waymire também arrola 11 mil povos diferentes no mundo. Patrick Johnstone avalia em 12.017 o total de povos não alcançados em todo o mundo. Subtraindo desse número os povos entre os quais há cristãos, missionários de fora e autóctones, restam apenas 1.200 povos a serem alcançados. Em sua perspectiva, 99% da população do mundo serão cobertos, inteiramente, com a mensagem do evangelho se ela for transmitida, no máximo, entre 400 e 500 línguas diferentes.
Então concluímos que missões, ainda não é um assunto sério para muitas igrejas. Enquanto templos são enfeitados e grande parte do tempo é utilizada para inúmeros programas, missões é ocasional, ainda não é assunto íntimo.


O Mundo dos povos não alcançados
Segundo alguns estudiosos, temos aqui algumas estatísticas:
- Cada hora 10700 crianças nascem e morrem sem escutar as Boas Novas em países da Janela 10/40;
- Cada hora de esforço missionário resulta em 9.800 pessoas escutando o evangelho pela primeira vez;
- O resultado é a redução no mundo não evangelizado de 500 pessoas a cada hora, ou pouco mais que 4 milhões de pessoas por ano.
- 9 em cada 10 países mais pobres do mundo estão na África e 8 destes são parte do mundo menos evangelizado.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007


Nascida nos EUA, esta igreja chegou ao Ipiranga em 1931. Nos anos 50 começou a ser construído o templo em estilo neo-gótico que tem despertado a atenção de muitas pessoas e suscitado fatos curioso, a rainha da Inglaterra, quando de sua visita à São Paulo, ao passar frente a ele, mandou que sua comitiva parasse e determinou ao seu fotografo registrasse.

PASTOR ALFREDO EMILIO REIKDAL, PATRIMÔNIO DA IGREJA NO BRASIL


Pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério do IpirangaNascido em 14 de junho de 1915, em Tietê, município de São José dos Pinhais, PR, era filho de Carlos Magnus Reikdal, de origem islandesa, e de Elza Otto Reikdal, de origem alemã. Foi o primeiro filho de uma prole de três homens e oito mulheres, o qual mais tarde veio a ser um forte e valoroso homem nas mãos de Deus.A AD no Ipiranga organizada em 29 de junho de 1931 pelas mãos de Vitaliano Piro, teve mais três dirigentes quando passou definitivamente à responsabilidade do pastor Reikdal em 26 de julho de 1943, encontrando cerca de 171 membros e três congregações. Atualmente o campo abrange perto de 800 congregações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal com cerca de 120 mil membros. É o primeiro pastor no Brasil a ocupar a presidência de uma única igreja, por quase 60 anos. São 58 anos dedicados a Deus na Região Eclesiástica do Ipiranga.


Nas convenções e na CPAD


Nas convenções e na CPAD- Casa Publicadora das Assembléias de DeusPastor Reikdal, que teve grandes atuações em convenções no estado de São Paulo e nas Assembléias ordinárias da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, foi eleito para a então Junta Executiva das Deliberações da entidade por ocasião da assembléia geral ocorrida em 1959 no Rio de Janeiro, na época ex-capital do país. De 1964 a 1971, foi conselheiro da CPAD, ocupando a 1a secretaria da Mesa Diretora do Conselho Administrativo da editora.


O mais antigo pastor das Assembléias de Deus

O mais antigo pastor das Assembléias de Deus - Patrimônio da igreja no BrasilO irmão Alfredo Reikdal é atualmente o mais antigo pastor em atividade das Assembléias de deus no Brasil. Convertido em 1929, está com 72 anos de fé em Jesus Cristo. No mês e ano de consagração a pastor na cidade de Curitiba, PR, ou seja, novembro de 1939, foi enviado pelo pastor Bruno à cidade de Itararé, SP. Assim, vem atuando há 62 anos no estado de São Paulo, sendo portanto o mais antigo dos pastores de todo estado.O pastor Horacio da Silva Jr., da AD em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro, RJ, e ex-Diretor Executivo da CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus no Brasil, presente nas comemorações dos 50 anos de ordenação ministerial e 60 anos de conversão, ocorridas entre os dias 30.09 e 01.10.89, assim falou sobre o homenageado:"É homem de oração, de palavra, de fé, de esperança e que nunca se esmorece". O pastor Lupércio Vergniano, da AD no Brás, São Paulo, SP, revelou: "O irmão Alfredo faz parte da minha vida cristã e ministerial. Quando a igreja no Ipiranga tinha sua sede instalada na Rua Bento Vieira, 52, freqüentei aquele salão de cultos por inúmeras vezes, como convertido, e muito aprendi aos pés desse homem de Deus". O pastor José Ezequiel da Silva, da AD em Taubaté, SP, disse:"O pastor Alfredo não é só irmão, mas é, acima de tudo, crente".O pastor José Wellington Bezerra da Costa, da AD no Belém, São Paulo, SP, e presidente da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, frisou que o homenageado não é apenas patrimônio da AD no Ipiranga, "mas também da igreja em todo o Brasil". Concluindo seu pensamento, acentuou:"olhamos para ele como verdadeiro modelo e homem de Deus, humilde, corajoso, vibrante, portador da mensagem de Deus, que não se deixou modificar e nem se influenciar pelo momento presente, mas continua símbolo do pastor conservador dos costumes que norteiam as Assembléias de Deus no Brasil".


Meu trabalho é semear e cultivar a boa semente

Como pastor ele não pode deixar de estar munido na vara, porem não é espancador das ovelhas que estão sob os seus cuidados. O principal alvo de sua missão apostolar foi e continua sendo, o de ganhar almas para Cristo no empenho incomum em busca das ovelhas perdidas, conduzindo-as por pastagens verdejantes, arrebatando-as para o reino dos céus e dando-lhes constantemente alimento forte e substancioso extraído da Bíblia Sagrada de acordo com Ef 4.11 e 12, realizando assim o incontido desejo de sua alma na sua adolescência e juventude nos idos de 1929 conforme suas próprias palavras:"Minha chamada para o ministério não se deveu a condições meramente pessoais ou porque assim eu simplesmente entendesse, foi mais do que isso. Algo como um impulso íntimo me levou a me entregar, sem qualquer restrição, toda a minha vida, coração e alma ao trabalho de semear a boa semente e cultivar, junto com todos aqueles chamados por Deus, a seara que temos recebido do Senhor, para dela zelar e fazê-la crescer".

Dados históricos extraídos do livro "COMO NADA TENDO MAS POSSUÍNDO TUDO"de autoria do pastor, historiador e jornalista Eliézer Cohen, que foi relançado em dezembro de 2001