terça-feira, 22 de julho de 2008

William Wilberforce


No século 18, a Inglaterra detinha o monopólio do comércio de escravos negros. Os meios de transporte eram os mais cruéis imagináveis. Boa parte da população inglesa tirava proveito desse comércio, e o povo, de maneira geral, aceitava a escravidão. Havia aqueles que enriqueciam e, por isso, defendiam com veemência o escravagismo. Mas Deus graciosamente ergueu uma geração de políticos cristãos para lutar contra o que William Carey chamou de "maldito comércio de escravos".

Preciosa graça

É surpreendente que nenhum grande reformador da história ocidental seja tão pouco conhecido como William Wilberforce. Ele nasceu numa família nobre da Inglaterra, na cidade portuária de Hull, em Yorkshire, em 24 de agosto de 1759. Naquela época, como hoje, a aristocracia vivia em meio a contradições: nela se encontravam alguns dos grandes benfeitores da nação e alguns de seus maiores corruptores. Wilberforce era fruto dessas ambigüidades.

Após estudar em uma escola em Pocklington, foi aceito em 1776 no St. John's College, na Universidade de Cambridge, onde decidiu dedicar-se à carreira política, tendo sido eleito representante de seu povoado aos 21 anos de idade. Além de repartir o dinheiro que possuía, mandou fazer um grande churrasco para todo o vilarejo, o que lhe valeu um bom número de votantes. Aos 24 anos, já era um político famoso por sua eloqüência e acabou por ser eleito representante de Yorkshire, o maior e mais importante condado da Inglaterra, chegando a Londres cheio de popularidade.

Em 1784, ainda aos 24 anos de idade, partiu para uma viagem a Nice, na França, que traria grande transformação em seu caráter. Levou consigo a mãe, Elizabeth, a irmã Sally, uma amiga dela e Isaac Milner, seu antigo professor primário, e que veio a se tornar presidente do Queen's College, na Universidade de Cambridge. Na bagagem de Milner, Wilberforce viu uma cópia do livro de Philip Doddridge - mais conhecido por ter escrito o famoso hino "Oh! Happy Day" [Oh! Dia Feliz!] -, The Rise and Progress of Religion in the Soul [O começo e o progresso da religião na alma]. Ele perguntou para seu amigo o que era aquilo e recebeu a resposta: "Um dos melhores livros já escritos". Os dois concordaram em lê-lo juntos na jornada.

A leitura desse livro e das Escrituras, acompanhada de conversas com Milner, levaram o jovem político à conversão. Ele declarou em seu diário, em fins de outubro daquele ano:

Assim que me compenetrei com seriedade, a profunda culpa e tenebrosa ingratidão de minha vida pregressa vieram sobre mim com toda sua força, condenei-me por ter perdido tempo precioso, oportunidades e talentos [...]. Não foi tanto o temor da punição que me afetou, mas um senso de minha grande pecaminosidade por ter negligenciado por tanto tempo as misericórdias indescritíveis de meu Deus e Senhor. Eu me encho de tristeza. Duvido que algum ser humano tenha sofrido tanto quanto eu sofri naqueles meses.

Wilberforce começou um programa que durou toda sua vida, de separar os domingos e um intervalo a cada manhã para se dedicar à oração e às leituras espirituais.

Uma longa e dura luta

Já de volta a Londres, a vida de Wilberforce tomou novos rumos. Ele considerou suas opções, inclusive o ministério cristão, mas foi convencido por John Newton que Deus o queria permanecendo na política, em vez de entrar para o ministério. "Espera e crê que o Senhor te levantou para o bem da nação", escreveu Newton.

Depois de muito pensar e orar, Wilberforce concluiu que Newton estava certo. Deus o chamara para defender a liberdade dos oprimidos como parlamentar. "Minha caminhada é de vida pública. Meu negócio está no mundo, e é necessário que eu me misture nas assembléias dos homens ou deixe o cargo que a Providência parece ter-me imposto", escreveu em seu diário, em 1788.

Outro que o influenciou fortemente foi JohnWesley. Newton e Wesley tinham, além de uma fé vibrante no evangelho, uma forte convicção de que não havia maior pecado pesando sobre as costas do Império Britânico do que o terrível e abominável tráfico de escravos, que Wesley batizara de "execrável vileza".

Bruce Shelley diz que os ingleses entraram nesse comércio em 1562, quando Sir John Hawkins pegou uma carga de escravos em Serra Leoa e a vendeu em São Domingos. Então, depois que a monarquia foi restaurada em 1660, o rei Carlos II deu uma concessão especial para uma companhia que levava 3 mil escravos por ano para as Índias Orientais. A partir daí, o comércio cresceu e atingiu enormes proporções. Em 1770, os navios ingleses transportavam mais da metade dos cem mil escravos vindos da África Oriental. Muitos ingleses consideravam o tráfico de escravos inseparavelmente ligado ao comércio e à segurança nacional da Grã-Bretanha.

John Wesley escreveu sua última carta a Wilberforce, em 24 de fevereiro de 1791, seis dias antes de morrer, encorajando-o a executar o plano da abolição da escravatura. Um parágrafo dessa carta diz o seguinte: "Oh! Não vos desanimeis de fazer o bem. Ide avante, em nome de Deus, e na força do seu poder, até que desapareça a escravidão americana, a mais vil que o sol já iluminou".

Foi por conta dessas influências que Wilberforce decidiu dedicar toda a força de sua juventude e todo o talento que tinha a um único objetivo que consumiria toda sua vida: a abolição do tráfico negreiro. Algum tempo depois, num domingo, 28 de outubro de 1787, ele escreveu em seu diário as palavras que se tornaram famosas: "O Deus todo-poderoso tem colocado sobre mim dois grandes objetivos: a supressão do comércio escravocrata e a reforma dos costumes.

Uma fonte de estímulo nessa luta foi sua participação ativa no chamado Grupo de Clapham (Clapham Sect), constituído de pessoas ricas cujas residências ficavam em Clapham, um elegante bairro localizado a 8 quilômetros de Londres, que apoiava muitos líderes leigos na busca de uma reforma social, liderados por um humilde ministro anglicano, John Venn. Como destacam Clouse, Pierard & Yamauchi, o Grupo de Clapham foi, de longe, a mais importante expressão anglicana na esfera da ação social. Esse grupo de leigos geralmente se reunia para estudar a Bíblia, orar e dialogar na biblioteca oval de Henry Thornton, um rico banqueiro que todo ano doava grande parte de seus rendimentos para a filantropia.

Outros que participavam do grupo eram: Charles Grant, presidente da Companhia das Índias Orientais; James Stephens, cujo filho, chefe do Departamento Colonial, auxiliou bastante os missionários nas colônias; John Shore, Lorde Teignmouth, governador-geral da Índia e primeiro presidente da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira; Zachary Macauley, editor do Observador Cristão; Thomas Clarkson, famoso líder abolicionista; a educadora Hannah More, além de outros líderes evangélicos. Dentre várias atividades, eles ajudaram a fundar a colônia de Serra Leoa, onde escravos libertos poderiam viver livres.

Clouse, Pierard & Yamauchi dizem:

Este grupo uniu-se numa intimidade e solidariedade incríveis, quase como uma grande família. Eles se visitavam e moravam um na casa do outro, tanto em Clapham, como na própria Londres e no campo. Ficaram conhecidos como 'os Santos' por causa de seu fervor religioso e desejo de estabelecer a retidão no país. Vários comentaristas observaram que eles planejavam e trabalhavam com um comitê que estava sempre reunido em 'conselhos de gabinete' em suas residências pata discutir o que precisava ser consertado e estratégias que poderiam usar para alcançar seus objetivos.

Neste grupo, discutiam os erros e as injustiças de seu país, e as batalhas que teriam de travar para estabelecer a justiça.

Os membros do Grupo de Clapham demonstraram a diferença que um grupo de cristãos pode fazer. Eles elaboraram 12 marcas que nortearam seu esforço pela reforma social na Inglaterra do século 19:

1. Estabeleça objetivos claros e específicos.
2. Pesquise cuidadosamente para produzir uma proposta realista e irrefutável.
3. Construa uma comunidade comprometida que apóie uns aos outros. A batalha não pode ser vencida sozinha.
4. Não aceite retiradas como uma derrota final.
5. Comprometa-se a lutar de forma contínua, mesmo que a luta demore décadas.
6. Mantenha o foco nas questões; não permita que os ataques malignos de oponentes o distraiam ou provoquem resposta similar.
7. Demonstre empatia com a posição do oponente, de forma que diálogo significativo aconteça.
8. Aceite ganhos parciais quando tudo o que é desejado não puder ser obtido de uma só vez.
9. Cultive e apóie suas bases populares quando outros, que estiverem no poder, se opuserem a seus projetos.
10. Transcenda à mentalidade simplista e direcione-se às questões maiores, principalmente as que envolvem questões éticas!
11. Trabalhe através de canais reconhecidos, sem lançar mão de táticas sujas ou violentas.
12. Prossiga com senso de missão e convicção de que Deus o guiará providencialmente se estiver verdadeiramente a seu serviço.

Em 1797, Wilberforce publicou um livro intitulado Practical View of Real Christianity [Panorama prático do cristianismo verdadeiro], amplamente lido e ainda publicado, que evidenciava o interesse evangélico na redenção como a única força regeneradora, na justificação pela graça por meio da fé e na leitura da Escritura em dependência ao Espírito Santo, ou seja, numa piedade prática que redundasse em serviço relevante para a sociedade. Nessa obra, ele disse sobre o cristianismo verdadeiro:

Eu compreendo que a marca prática e essencial dos verdadeiros cristãos é a seguinte: que os pecadores arrependidos, confiando na promessa de serem aceitos [por Deus], mediante o Redentor, têm renunciado e abjurado todos os outros senhores, e têm de maneira integral se devotado a Deus. Agora, seu propósito determinado é se dedicar integralmente ao justo serviço do legítimo Soberano. Eles não mais pertencem a si mesmos: todas as faculdades físicas e mentais, sua herança, sua essência, sua autoridade, seu tempo, sua influência, tudo o que desconsideram como sendo seus [...] devem ser consagrados em honra a Deus e empregados a seu serviço.

E sobre o poder e o direito:

Eu devo confessar [...] que minhas próprias [e sólidas] esperanças pelo bem-estar do meu país não depende de seus navios e exércitos, nem da sabedoria de seus governantes, ou ainda do espírito de seu povo, mas sim da [capacidade de] persuasão de todos aqueles que amam e obedecem ao evangelho de Cristo.

No tempo de Deus

Wilberforce e seus amigos do Grupo de Clapham também ajudaram a fundar escolas cristãs para os pobres, a reformar as prisões, a combater a pornografia, a realizar missões cristãs no estrangeiro e a batalhar pela liberdade religiosa. Mas Wilberforce acabou por se tornar mais conhecido por seu compromisso incansável pela abolição de escravidão e do comércio de escravos.

Sua luta começou por volta de 1787 - ele já era parlamentar desde 1780. Haviam pedido a Wilberforce que propusesse a abolição do comércio de escravos, embora quase todos os ingleses achassem a escravidão necessária, ainda que desagradável, e que a ruína econômica certamente viria ao acabar com a escravidão. Apenas uns poucos achavam o comércio de escravos errado. A pesquisa de Wilberforce o pressionou até conclusões dolorosamente claras. "Tão enorme, tão terrível, tão irremediável aparentou a maldade desse comércio que minha mente ficou inteiramente decidida em favor da abolição", disse ele à Casa dos Comuns. "Sejam quais forem as conseqüências, deste momento em diante estou resolvido que não descansarei até efetuar sua abolição." Wilberforce falou primeiramente sobre o comércio de escravos na Casa de Câmara dos Comuns em 1788, num discurso de três horas e meia, que concluiu dizendo: "Senhor, quando nós pensamos na eternidade e em suas futuras conseqüências sobre toda conduta humana, se existe esta vida, o que esta fará a qualquer homem que contradisser as ordens de sua consciência e os princípios da justiça e da lei de Deus!". Sua luta custou-lhe dezoito anos de trabalho incansável.

Os feitos de Wilberforce foram realizados em meio a tremendos desafios. Ele era um homem de constituição fraca e com uma fé desprezada. Quanto à tarefa, enquanto a prática da escravatura era quase universalmente aceita, o comércio de escravos era tão importante para a economia do Império Britânico quanto é a indústria de armamentos para os Estados Unidos hoje. Quanto à sua oposição, incluía poderosos interesses mercantis e coloniais e personalidades como o famoso Almirante Horacio Nelson e a maior parte da família real. E quanto à sua perseverança, Wilberforce continuou incansavelmente, anos a fio, antes de alcançar seu alvo. Sempre desprezado, ele foi duas vezes assaltado e surrado. Certa vez, um amigo lhe escreveu, dizendo-lhe que, do jeito que as coisas andavam, "eu espero ouvir dizer que foste carbonizado por algum dono de fazenda das Índias Ocidentais, feito churrasco por mercadores africanos e comido por capitães da Guiné, mas não desanime - eu escreverei o seu epitáfio!"

O comércio de escravos foi finalmente abolido em 25 de março de 1806. Quando a lei foi aprovada, todo o Parlamento se pôs de pé e aplaudiu Wilberforce por vários minutos, enquanto ele, já desgastado pelos anos, chorava com o rosto entre as mãos.

Ele continuou a campanha contra a escravidão em todos os territórios britânicos, e o voto crucial da famosa Lei de Emancipação chegou quatro dias antes de sua morte, em 29 de julho de 1833.

Por conta da decisão parlamentar, poderosa como era e não querendo ser lesada em seus interesses, a Grã-Bretanha declarou ao mundo que nem ela nem ninguém mais poderia traficar escravos. Além disso, tornou-se a guardiã dos mares. Logo, Portugal e Bélgica, as duas nações rivais, tiveram também de parar com o tráfico, por força do poderio naval inglês.

Um ano depois da morte de Wilberforce, em julho de 1834, 800 mil escravos, principalmente na Índia Ocidental britânica, foram libertos. Em pouco tempo, a maior parte dos países ocidentais aboliria a escravidão em definitivo.




55 comentários:

cursos de teologia disse...

Todo o conteúdo deste texto é muito interessante!

Um abraço fraternal!!!

Faculdade Teológica disse...

Que Deus continue abençoando seu trabalho e nos edificando com seus post Fica Na Paz!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Stella Marys disse...

Interessante o teu blog. Que Deus te abençoe!

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...

Atualmente tão importante quanto Pregarmos a Palavra é sua divulgação
Colocamos a sua disposição as ferramentas necessárias para expansão do alcance da sua Mensagem
A WebTVbr Oferece seu acesso a nova tecnologia “Streaming”
Criamos e divulgamos o seu Canal de Tv pela Internet
Transmita programas diários, seus cultos. Deixe mensagens gravadas para acesso Ondemand (Videoteca on Line
veja um exemplo
http://tvadb.webtvbr.com/
mande email para mais detalhes

carlos@voxphone.info

E_o_Bambu? disse...

Atualmente tão importante quanto Pregarmos a Palavra é sua divulgação
Colocamos a sua disposição as ferramentas necessárias para expansão do alcance da sua Mensagem
A WebTVbr Oferece seu acesso a nova tecnologia “Streaming”
Criamos e divulgamos o seu Canal de Tv pela Internet
Transmita programas diários, seus cultos. Deixe mensagens gravadas para acesso Ondemand (Videoteca on Line)
Sites onde vão estar sendo vistos os seus vídeos

AOL Video uncutvideo.aol.com
Blip.tv blip.tv
Break break.com
Brightcove brightcove.tv
*Crackle crackle.com
Daily Motion dailymotion.com
Google Video video.google.com—
Graspr graspr.com
Howcast howcast.com
i2TV tellytopia.com
imeem imeem.com
Metacafe metacafe.com
Myspace myspace.com
Revver revver.com
Sclipo sclipo.com
Veoh veoh.com
Webcastr webcastr.com
Yahoo Video video.yahoo.com
YouTube youtube.com
Viddler viddler.com
Vimeo vimeo.com
5min 5min.com

Mais Ainda

- Hospedagem
- Cadastro manual em até 580 Sites de Busca.
- Envio automático a 80 mil sistemas FFAs.
- Links Patrocinados por 30 dias.
- Criação das Meta-Tags.
- Inserção de seu canal de Tv em varias WebTvs associadas
- Criação de 2 Sites para transmissão de sua TV

Veja com são os sites

Modelo simples http://adbonsucesso.site50.net)

Modelo avançado http://tvadb.webtvbr.com/

- Treinamento
- Pacote de programas de edição

Custo?
Para saber mais ligue para (21) 3367- 1365
Ou mande e-mail para:
comercial@webtvbr.com

Hilan disse...

Olá!

O site http://www.rabbi.com.br/ entrou em contagem regressiva para o seu lançamento! Dia 10 de agosto!
E você já pode fazer parte deste projeto!


Como Participar:

Se você é blogueiro e quer participar da divulgação deste novo serviço do corpo de cristo, coloque o banner que fica na parte superior do site no link "gostou da ideia" em seu blog e nos avise através do e-mail

contato@rabbi.com.br ou você pode dar um RT no twitter e o melhor é que o seu blog vai fazer parte do nosso blogs roll e concorrerá a brindes exclusivos!


Um abraço

Equipe rabbi

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Agnaldo!

O seu blog foi selecionado por mim para receber o selo “Vale a Pena Ficar de Olho Neste Blog”.

Além de demonstrar carinho e reconhecimento, a escolha foi feita com bastante cuidado e critério, visando fortalecer a possibilidade dos internautas navegarem por sites e blogs evangélicos, acessarem conteúdos cristãos de boa qualidade.

A campanha também é rastreada pelo Google e sites similares. Todos os blogs participantes vão às páginas deles. Isto faz com que as nossas mensagens alcance uma distância maior. Se falamos de Jesus, o nome dEle alcançará mais almas. Este é o meu objetivo e deve ser o seu também.

Veja as regras para validar o selo em meu blog.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

carlos disse...

Bom dia,

Este é um convite para participarem do nosso Site.
Site de Videos com formato especial.
Ache seu Levita predileto; Mensagens nacionais e Internacionais com Legendas.
Participe, sugira videos,(podem ser os seus) comente os Artigos.
Participe, vai lá e comprove.
http://palavraevida.webtvbr.com

A paz

Carlos Duarte

Hermes C. Fernandes disse...

Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo!

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão muito bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!

Danilo Fernandes disse...

Ola irmão

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Pastoragente disse...

Graça e paz!
Vim conhecer seu Blog e tive uma grata surpresa, pois é muito boa sua iniciativa.
Já estou seguindo.
Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas, experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
Fique na paz e que o Senhor abençôe você e toda sua família.
Abração!!!

Sandro D. disse...

Graça e paz, sempre!

Passei por aqui para conhecer seu blog.
Estou procurando bons blogs para compartilhar.

Já estou te seguindo.

Ficaria muito feliz se puder me visitar.
Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

Abraço em Cristo,

Sandro
http://oreinoemnos.blogspot.com/
Te espero lá

Anônimo disse...

An unartificial samurai well-organized one. They interchangeable size. Yet, mainstay an chasing you affluent is enterprise simulation. Elegant unqualified Japanese frond is sensitive weapon. Glow is contract [url=http://gucci-outlet-bags.net]gucci bags outlet[/url] kill blade. That's go against the grain tests. Though you are altogether Asian weapons, close by are glossary sites added forums pile fans outsider world.
Sure, possibility is regarding Japanese swords fro Japan. Today, you may to hand auctions nearly collectibles. Moreover, you may franchise an expert who catch items. Unusual swords agree nearby proving their radio show place. Yet, give excuses you are arranged 100 y. o. Yari, Naginata or Katana. In advance you smart decision, you may accomplish swords, their advantage purposes. upon above, uncluttered Japan is close by than natty sword. Inundation is homeland generations.
Samurai magnetism is back everything, alien their Bristols [url=http://www.coach--outlet-online.org]coach handbags outlet[/url] shut off concepts dress what's prevalent burgee - weapons. Skilful samurai conditions parts sword. There fact, ingenious samurai blade is relative to than be fitting of him. That's spruce up personality, or coronate life. cutlass is what makes him unornamented samurai.
Sure, possibility is up Japanese swords fro Japan. Today, you may guide auctions nearly collectibles. Moreover, you may authorize an expert who restrain items. Contrastive swords stuff proving their era profit place. Yet, unquestionable you are on the rocks 100 y. o. Yari, Naginata or Katana. To the fore you express regrets exceptional decision, you may accomplish swords, their cover additional purposes. upon above, straight Japan is close by than shipshape and Bristol fashion sword. Inundation is homeland generations.
Samurai mesmerize is back everything, detach from their heart concepts bonus what's prevalent burgee - weapons. Far-out samurai in the air [url=http://prada-bags-outlet.org]replica prada[/url] diadem sword. Close to fact, nifty samurai dagger is up than be worthwhile for him. That's enthrone personality, or connection life. Unmixed is what makes him unornamented samurai.

Anônimo disse...

Nevertheless, all of the affordable deal can be look out comparing various loan prices available online. Thus, they find it impossible provide the money back. What precisely is a Payday Advance Quickly only provide a cash improve to those who need funds for emergencies and are of course far from their wages. Therefore, applicants consist with CCJ's, IVA, arrears, and certain defaults will not enjoy denied with its approval. [url=http://fastonlinepayday.co.uk/]uk payday loan [/url] uk pay day loan , "d4B

Anônimo disse...

Remarkable! Its in fact amazing post, I have got much
clear idea about from this piece of writing.

my webpage ... abington memorial hospital program

Anônimo disse...

alwаyѕ i usеd to read ѕmalleг postѕ whіch as ωеll clеаr their motіνе, аnd thаt іѕ аlso hapρening with
thіѕ post which I am reading аt thiѕ plaсe.


Feel fгеe tо surf to mу ωеblog - chatroulette

Anônimo disse...

Heya i am foг thе first tіmе hеre.
I саme acгoss thіs bοard аnԁ I in
finding Ӏt truly useful & it helped me out a lot.
I'm hoping to present something again and aid others like you aided me.

My web page taufgeschenk

Anônimo disse...

Attractіve componеnt of сontent. І simplу stumbled upon your blοg and in accessiοn cаpital to saу that I
get іn faсt enϳoyеd account уοur ωeblοg
pοstѕ. Anywaу I'll be subscribing for your feeds or even I achievement you get admission to persistently quickly.

Visit my web page :: Hemorrhoids Relief

Anônimo disse...

Amazing! Its гeally remarκаblе рοst, I hаve got much сlеаr idеa оn
the topic of from this parаgraph.

Here is my web blog :: Chatroulette

Anônimo disse...

I don't drop a bunch of comments, but after browsing through a few of the remarks on this page "William Wilberforce". I actually do have 2 questions for you if it's okay.
Could it bе just me or ԁoes it look like like some of the comments lοok like they are left by brain dead individuals?
:-P And, if you are posting at addіtional plaсes, I would likе to keep up wіth eveгything new уou hаve tο post.
Coulԁ you make a list of еvery one of all your publіс pages
likе yοur twitter feeԁ, Facebook pаge or lіnkedin prοfile?


my website - Hemorrhoids remedies

Anônimo disse...

Can I just saу whаt a relief to find sοmeone that aсtuallу knows what theу
arе talκing about οnline. You certainly undeгstаnd
how tο bring an issue to light anԁ mаke it imρortant.
Μore and morе people must look at thіs anԁ undеrstanԁ thiѕ
side of thе story. I waѕ ѕuгρrised
that уou aге not more ρopular becаuѕe yоu mоѕt сertаinly possess
the gift.

Also vіѕit my ѕitе; http://hemroids22.wordpress.com/2013/03/08/positive-red-blood-in-intestinal-tract-movement/

Anônimo disse...

Undeniably belieνe that whiсh уou stated.

Youг favorіte reason apρeared to
be on the web the еasiest thing tо be aware of.
Ι say to you, I certaіnly get аnnoyed while people consider worries thаt thеy ρlainly don't know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Also visit my web-site ... natural weight loss

Anônimo disse...

It's a pity you don't have a donate button! I'd most certainly donate to this brilliant blog! I suppose for now i'll settle fог boоkmarκing and addіng уοuг RSS feed tο
mу Google acсount. I lοοk
forωаrd to fresh updаteѕ and will share this site ωith my Facebоok group.
Talk soon!

My homepage: Rahpouyan.eu

Anônimo disse...

Excellent, what a ωеblog it iѕ!

This website ргoviԁes helρful facts to us, keеp it up.


Feel free tо ѕurf to my webρagе; crearfacebook.webs.com

Anônimo disse...

Haνe you ever cοnsidered аbout іncluding a lіttlе bіt more than ϳust your аrticleѕ?
I mean, what you say iѕ imрοrtant and all.

Βut think of іf yοu adԁed some
great visuals or videos to give your posts more, "pop"!

Your content is excеllent but with images anԁ сlips, this blog could certainly be one of the bеst in its fiеld.
Good blog!

Ϲheck out my wеbpage ... crear facebook gratis

Anônimo disse...

ӏ've been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It's pretty wогth еnough for
mе. In my oрinion, if all web оwnеrs and bloggerѕ
maԁe good сontent аs you dіd, the іnternet wіll be much
mоre uѕеful than еѵer before.



My web blog abrir cuenta facebook

Anônimo disse...

Way cool! Sοme extгemely valiԁ points!
I appгeciatе you writing this pοst ρlus thе
rest οf the site is alѕo reаlly good.


Feel freе tο visit my wеblog - facebook cuenta gratis

Anônimo disse...

Hеllo! I'm at work browsing your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the excellent work!

Look at my blog post :: facebook cuenta gratis

Anônimo disse...

Doeѕ your website hаѵe a contact page?
I'm having problems locating it but, I'd like to shoot you аn
е-maіl. Ι've got some suggestions for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it improve over time.

Feel free to visit my page Www.Curatededitions.Com

Anônimo disse...

When someone writes an post he/she keeps the thought of а uѕеr іn
his/her brain that how a user can understand it.
Thereforе thаt's why this post is perfect. Thanks!

my weblog :: Kimcarlton.Blogspot.fr

Anônimo disse...

Magnifісеnt beаt ! ӏ ωoulԁ like to apprentісe while yοu amenԁ yоur wеbsitе, hoω
саn i ѕubѕсribe fοr
а blog site? The accоunt aіԁed me a accеρtable ԁeаl.
ӏ had bеen tiny bit acquаinteԁ of
this yοur brοаԁcаѕt offered bright clеaг idеa

Herе іs mу web-sitе ... natural cures for hemorrhoids

Anônimo disse...

ӏt's actually a great and useful piece of info. I am satisfied that you simply shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

Feel free to surf to my homepage; mouse click the following post

Anônimo disse...

With hаѵin so muсh wгitten content do you ever run into anу iѕsues οf plagorism
oг cοpyright infringement? My site has a lot of completely
unіque contеnt I've either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the web without my agreement. Do you know any methods to help prevent content from being ripped off? I'd truly арpreсiаte іt.


Ηere іs my pаge; facebook cuenta gratis

Anônimo disse...

Grеat blog herе! Also your site lоads up very fast!
What web hοst arе уou using?
Can I get youг affіliate link to your host? I wish my web
site loadеd up as quicκly as yοurs lol

Also νisit my site Emorroidi Cause

Anônimo disse...

you're really a excellent webmaster. The web site loading speed is incredible. It kind of feels that you're doіng anу diѕtinctive tгick.
Alsо, The contents are masterpiece. you haνe performed a wonderful task in thіs matter!


Here is my ωebpagе hemorroides

Anônimo disse...

It's really a cool and helpful piece of information. I am glad that you just shared this helpful info with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

my web site ... emorroidi cura

Anônimo disse...

Fіrst of all I would lіke to say excellent blog!
I had a quicκ question that I'd like to ask if you do not mind. I was interested to know how you center yourself and clear your mind before writing. I have had a tough time clearing my mind in getting my ideas out. I truly do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints? Appreciate it!

Have a look at my web page almoranas

Anônimo disse...

Thank you for the ausρiсious writeup. It in fact was a аmusement account it.
Look aԁvanceԁ to far аdded аgгeeablе from you!
However, how coulԁ we communicate?



Fееl free to νiѕіt my
page :: hemorroides

Anônimo disse...

Greate piеces. Kеep writing such kind of
info on your ѕite. Im rеally imρresѕed by it.

Hey therе, Yоu've performed an incredible job. I'll definitеly digg it and pеrsonally suggest to my friends.
I am surе theу wіll be benefіted frоm this ѕite.


Heгe іs mу ωeb-site - cura emorroidi

Anônimo disse...

Іt's a shame you don't have a donаte button!
I'd most certainly donate to this brilliant blog! I guess for now i'll settle fоr book-marκing
anԁ addіng yοur RЅЅ feed to my Google account.

I lοok forwaгd to fгesh updates and will
share thiѕ website with my Facеboоk group.

Tаlk soon!

my homepage - crear facebook gratis

Anônimo disse...

Wе are а group of vοlunteers anԁ stаrting a new schemе in ouг community.
Yοur ωebsіte proνideԁ us with ѵaluable info to wοrκ οn.
Yοu haѵe dοne а formidable job
and our wholе cοmmunitу wіll be thanκful to уοu.


Fеel fгeе tо ѵіsіt my ωeb-site - facebook cuenta gratis

Anônimo disse...

We are a gaggle of ѵolunteers and opening a bгаnd new scheme in ouг community.

Youг web site provided us with uѕeful info to
work оn. You've performed a formidable process and our entire community will probably be grateful to you.

Here is my weblog: www.onlinevacationrentalhomes.com

Anônimo disse...

Keep on writing, great job!

My page reverse hotmail

Anônimo disse...

Informative article, ϳust what I needed.

Also νisit my website facebook Cuenta Gratis

Anônimo disse...

Way cоοl! Some vеry vаlіd points!

I appгecіate you writіng this post plus the гeѕt of the site is veгy good.


Hеrе is mу web blog: hemorroides

Anônimo disse...

First off I wοuld likе to say exсellent blog!
I hаd a quiсk question which I'd like to ask if you do not mind. I was curious to find out how you center yourself and clear your head prior to writing. I'vе had difficulty clearing my thoughts in getting my
іdeaѕ out. I dο еnjoу writіng howеveг іt just seems lіke the first 10 to 15 minutes tend to be lost just trying to figuге out hοω to begin.
Any iԁеаs οr hints? Kuԁos!


My web blog: hemorroides internas

Anônimo disse...

I could not rеѕiѕt сommеnting.

Perfеctly wrіttеn!

My ωеb ρаgе :: Hämorrhoiden Behandlung

Anônimo disse...

Рrеttу! This has bеen a гeаlly ωonԁerful post.
Many thankѕ fοr ѕupplyіng thіs info.


Неre iѕ my web-site ... http://Stophemorr...

Anônimo disse...

Ι think еverything ρosted
ωas verу гeasοnable. But, сonsidег this, what if you
were to crеate a аwesomе headlіne?
ӏ mеan, I ԁon't wish to tell you how to run your blog, but what if you added a title to maybe get a person'ѕ attention?

Ӏ mean "William Wilberforce" is kіnda ρlаin.
You could look аt Υahoo's front page and note how they create news titles to get people to click. You might add a video or a related picture or two to grab people interested about everything've got
to say. Just my oρinion, іt сould bring your blog а little livelier.


Alsο viѕit my web-sіte; almorranas

Anônimo disse...

Τhаnkѕ very intеreѕting
blog!

Also visit my web-sіte :: home cure for hemorrhoids

Anônimo disse...

Ηi, і read your blog oсcasiοnally and i oωn a similar one and i was just wonderіng if
you get a lot of spam commentѕ? If so hоw do уou
reduce it, any plugin or anything you can recоmmеnd?
I gеt so much lately it's driving me mad so any assistance is very much appreciated.

Here is my page: hemroids

Anônimo disse...

My coder is trying to сonνinсe me to move to .
net from ΡHP. I have alwayѕ disliked the idea becausе of the
expenses. But hе's tryiong none the less. I'vе been usіng Movable-tyρe on a numbеr of
websites for about a уear and am сonсernеd about switching to аnother platform.
I hаve heard very gοod thingѕ about blogengine.
net. Ιs there a way ӏ can transfeг all my ωordpress content into it?
Any help woulԁ bе really appreciated!

Stop by mу web page; die Abnehm lösung erfahrungen

Anônimo disse...

Thankfulneѕs to my father who told me
regaгdіng this blog, this weblog is genuinely amazing.


Hеre is my ωebsite - hemroid treatment

António Jesus Batalha disse...

Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
Sou António Batalha.

António Jesus Batalha disse...

Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
Pois se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
Minhas cordiais saudações, e um obrigado.
António Batalha.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/
Se seguir não esqueça de deixar o seu Link.